O Digital Innovation Hub Silver Economy, DIGITAL INNOVATION HUB SILVER ECONOMY – DIH_SE, promove a transformação digital das pequenas e médias empresas (PME) e das administrações públicas locais (Câmaras Municipais e Concelhias) relacionadas com o ambiente da Silver Economy, de acordo com a Oxford Economics: “a Silver Economy é a soma de toda a atividade económica que satisfaz as necessidades das pessoas com 50 anos ou mais e inclui tanto os produtos e serviços que compram diretamente como a atividade económica que gera”.
A DIH_SE é uma rede interligada de activos e serviços com infra-estruturas de formação, investigação, teste e validação disponíveis para as PME no ambiente da Silver Economy, com a capacidade de oferecer conhecimentos e serviços concretos para fornecer as capacidades tecnológicas necessárias para enfrentar os desafios da Indústria 4.0. Para o efeito, foi criada uma rede de colaboração público-privada, composta pela administração pública (Conselho Provincial de Zamora), centros tecnológicos (MINSAIT do Grupo INDRA e CARTIF), universidades (UNIVERSIDADE DE SALAMANCA e UNIVERSIDADE DE BURGOS), entidades financeiras (CAJA RURAL), entidades de comunicação (ATREVIA COMUNICACIÓN) e agentes-chave para promover o desenvolvimento económico da região. e agentes chave para promover o desenvolvimento económico regional, actuando como elo de ligação entre as PME do Meio Prata e o DIHSE (CONSELHO DE CÂMARAS OFICIAIS DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CASTILLA Y LEON).
A nossa rede interligada de activos é composta por infra-estruturas e serviços.
Também conhecido como o “mercado prateado”, o conceito da “economia prateada” nasceu na década de 1970 no Japão. Com uma população muito envelhecida, este país sentiu a necessidade de focar esforços em criar serviços, instituições e produtos direcionados para a geração mais antiga. Este boom de desenvolvimento “amigo da idade”, levou ao surgimento da “silver economy”.
Essencialmente, todas as indústrias podem e devem oferecer produtos e serviços para as gerações mais velhas. Contudo, algumas das que mais beneficiam de um marketing bem direcionado são as tecnologias da informação, as telecomunicações, o sector financeiro, alojamento, imobiliário, saúde, transportes, energia, turismo e cultura.
– O objetivo é criar um ecossistema associado à Silver Economy com base na realidade empresarial de cada território, visando incentivar as empresas do território a criar novas propostas de produtos e / ou serviços destinados ao público-alvo, os maiores de 50 anos; bem como ajudar a promover as condições que facilitam o surgimento de novos projectos empresariais associados à Silver Economy.
– O objetivo desta atividade é desenvolver e validar uma metodologia que contribua para a promoção da digitalização de processos nas PME associadas ao sector da Silver Economy, realizando testes piloto para validar a metodologia desenvolvida.
– Implementar soluções inovadoras dirigidas ao público-alvo da Silver Economy, nomeadamente no que respeita às metas prosseguidas pelos ODS.
– Esta ação visa promover a capacitação em ferramentas digitais e a captação de recursos das empresas como estratégia para impulsionar a competitividade das suas organizações e o desenvolvimento de novos projetos de empreendedorismo, produtos e serviços associados à Silver Economy em empresas da área de cooperação alvo do projeto.
– O objetivo desta atividade é fomentar a participação dos parceiros associados à coordenação e acompanhamento do projeto de uma forma contínua e global, estabelecendo uma comunicação diária e fluida. O intercâmbio de dados e informações será baseado numa solução em nuvem que permite aos parceiros conhecer a todo o momento o estado do projeto, bem como o calendário de execução. O coordenador, a Diputación de Zamora (BP), supervisionará a participação ativa de todos os parceiros.
– Esta ação visa divulgar o projeto DIH_SE como referência e boa prática na melhoria da competitividade das empresas com base num crescimento sustentável e transformador da sua atividade económica, promover a participação das empresas nas actividades do programa, informar a opinião pública sobre o apoio da União Europeia e do programa Interreg VI A Espanha-Portugal e divulgar o projeto (objectivos, actividades e resultados).